Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Queimadas resultam em processo criminal

    há 11 anos

    Aumenta a temperatura, baixa a umidade relativa do ar e a prática de queimadas na cidade fica mais intensa nos próximos meses. Com o início do período proibitivo, entre 15 de julho e 15 de setembro no Estado, a intenção é reduzir essa situação, que é considerada crime, gera multa e o proprietário do terreno pode ser processado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) e pede que a população denuncie pelo 3642-4064.

    Nos dois primeiros dias de proibição, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou 778 focos de queimadas na zona rural e urbana. Além de agredir o meio ambiente, a prática, especialmente dentro das cidades, ocasionam problemas de saúde e afetam principalmente crianças e idosos.

    Conciliador do Juvam, Alexandre Corbelino destaca que geralmente os casos registrados dentro da cidade ocorrem em terrenos baldios de proprietários que não seguem a lei municipal que obriga o responsável a manter cercado, limpo e calçado o espaço. Na maioria dos casos, a área fica abandonada, suja e vira depósito de lixo. Em Cuiabá, são mais de 40 mil unidades nessas condições. Falta conscientização e responsabilidade do proprietário. A lei determina os cuidados, mas é descumprida. E muitas vezes o próprio dono manda que alguém ateie fogo para fazer a limpeza da área.

    Corbelino destaca que a fiscalização é realizada pela Prefeitura de Cuiabá, que realiza a fiscalização e atua administrativamente contra o proprietário, que pode ser notificado e multado pela prática criminosa. O caso é encaminhado ao Juvam e vira processo criminal.

    Fiscal municipal, Veríssimo Lemes do Nascimento afirma que a multa inicial para quem for flagrado queimando ou jogando lixo em terreno baldio é de R$ 5 mil, além da responsabilização criminal. Destaca ainda que a pessoa pode ter o veículo apreendido, caso esteja sendo usado para descarregar lixo, e ser encaminhado para a Delegacia do Meio Ambiente para autuação, investigação e encaminhamento para o Juvam.

    Raquel Ferreira

    Coordenadoria de Comunicação do TJMT

    imprensa@tjmt.jus.br

    (65) 3617-3393/3394

    • Publicações3158
    • Seguidores186
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações215
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/queimadas-resultam-em-processo-criminal/100612651

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)