jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2022
  • 2º Grau
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Tribunal de Justiça do Mato Grosso TJ-MT - Habeas Corpus: HC 0166080-49.2015.8.11.0000 MT

Tribunal de Justiça do Mato Grosso
há 6 anos
Detalhes da Jurisprudência
Órgão Julgador
PRIMEIRA CÂMARA CRIMINAL
Publicação
02/02/2016
Julgamento
26 de Janeiro de 2016
Relator
MARCOS MACHADO
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Ementa

HABEAS CORPUSTENTATIVA DE HOMICÍDIO SIMPLES - PRISÃO PREVENTIVAPEDIDO DE REVOGAÇÃO DA CUSTÓDIA CAUTELAR – ALEGAÇÕES DE INEXISTÊNCIA DOS PRESSUPOSTOS DA PRISÃO PREVENTIVA; RESIDÊNCIA CERTA NA COMARCA, OCUPAÇÃO LÍCITA, FAMÍLIA CONSTITUÍDA E DEPENDENTE DE SEUS CUIDADOS - GRAVIDADE DA CONDUTA CRIMINOSA - VÍTIMA QUE TERIA FICADO EM COMA DEVIDO ÀS AGRESSÕES SOFRIDAS - PERMANÊNCIA DO PACIENTE EM LOCAL INCERTO – MANDADO DE PRISÃO CUMPRIDO 1 (UM) ANO E 5 (CINCO) MESES APÓS DECRETO DA PRISÃO PREVENTIVA - AMEAÇAS À VÍTIMA ATRAVÉS DE MENSAGENS EM REDES SOCIAIS - DECISÃO CONSTRITIVA FUNDAMENTADA NA GARANTIA DA ORDEM PÚBLICA E NA APLICAÇÃO DA LEI PENAL – PREDICADOS PESSOAIS QUE NÃO AUTORIZAM A LIBERDADENOTÍCIA DE AMEAÇAS À VÍTIMAREITERAÇÃO CRIMINOSA - MEDIDAS CAUTELARES ALTERNATIVAS IMPERTINENTESJURISPRUDÊNCIA DO STJORDEM DENEGADA. “[.] 1. HABEAS CORPUSTENTATIVA DE HOMICÍDIO SIMPLES - PRISÃO PREVENTIVAPEDIDO DE REVOGAÇÃO DA CUSTÓDIA CAUTELAR – ALEGAÇÕES DE INEXISTÊNCIA DOS PRESSUPOSTOS DA PRISÃO PREVENTIVA; RESIDÊNCIA CERTA NA COMARCA, OCUPAÇÃO LÍCITA, FAMÍLIA CONSTITUÍDA E DEPENDENTE DE SEUS CUIDADOS - GRAVIDADE DA CONDUTA CRIMINOSA - VÍTIMA QUE TERIA FICADO EM COMA DEVIDO ÀS AGRESSÕES SOFRIDAS - PERMANÊNCIA DO PACIENTE EM LOCAL INCERTO – MANDADO DE PRISÃO CUMPRIDO 1 (UM) ANO E 5 (CINCO) MESES APÓS DECRETO DA PRISÃO PREVENTIVA - AMEAÇAS À VÍTIMA ATRAVÉS DE MENSAGENS EM REDES SOCIAIS - DECISÃO CONSTRITIVA FUNDAMENTADA NA GARANTIA DA ORDEM PÚBLICA E NA APLICAÇÃO DA LEI PENAL – PREDICADOS PESSOAIS QUE NÃO AUTORIZAM A LIBERDADENOTÍCIA DE AMEAÇAS À VÍTIMAREITERAÇÃO CRIMINOSA - MEDIDAS CAUTELARES ALTERNATIVAS IMPERTINENTESJURISPRUDÊNCIA DO STJORDEM DENEGADA. “[.] 1.

HABEAS CORPUSTENTATIVA DE HOMICÍDIO SIMPLES - PRISÃO PREVENTIVAPEDIDO DE REVOGAÇÃO DA CUSTÓDIA CAUTELAR – ALEGAÇÕES DE INEXISTÊNCIA DOS PRESSUPOSTOS DA PRISÃO PREVENTIVA; RESIDÊNCIA CERTA NA COMARCA, OCUPAÇÃO LÍCITA, FAMÍLIA CONSTITUÍDA E DEPENDENTE DE SEUS CUIDADOS - GRAVIDADE DA CONDUTA CRIMINOSA - VÍTIMA QUE TERIA FICADO EM COMA DEVIDO ÀS AGRESSÕES SOFRIDAS - PERMANÊNCIA DO PACIENTE EM LOCAL INCERTO – MANDADO DE PRISÃO CUMPRIDO 1 (UM) ANO E 5 (CINCO) MESES APÓS DECRETO DA PRISÃO PREVENTIVA - AMEAÇAS À VÍTIMA ATRAVÉS DE MENSAGENS EM REDES SOCIAIS - DECISÃO CONSTRITIVA FUNDAMENTADA NA GARANTIA DA ORDEM PÚBLICA E NA APLICAÇÃO DA LEI PENAL – PREDICADOS PESSOAIS QUE NÃO AUTORIZAM A LIBERDADENOTÍCIA DE AMEAÇAS À VÍTIMAREITERAÇÃO CRIMINOSA - MEDIDAS CAUTELARES ALTERNATIVAS IMPERTINENTESJURISPRUDÊNCIA DO STJORDEM DENEGADA. “[.] 1. HABEAS CORPUSTENTATIVA DE HOMICÍDIO SIMPLES - PRISÃO PREVENTIVAPEDIDO DE REVOGAÇÃO DA CUSTÓDIA CAUTELAR – ALEGAÇÕES DE INEXISTÊNCIA DOS PRESSUPOSTOS DA PRISÃO PREVENTIVA; RESIDÊNCIA CERTA NA COMARCA, OCUPAÇÃO LÍCITA, FAMÍLIA CONSTITUÍDA E DEPENDENTE DE SEUS CUIDADOS - GRAVIDADE DA CONDUTA CRIMINOSA - VÍTIMA QUE TERIA FICADO EM COMA DEVIDO ÀS AGRESSÕES SOFRIDAS - PERMANÊNCIA DO PACIENTE EM LOCAL INCERTO – MANDADO DE PRISÃO CUMPRIDO 1 (UM) ANO E 5 (CINCO) MESES APÓS DECRETO DA PRISÃO PREVENTIVA - AMEAÇAS À VÍTIMA ATRAVÉS DE MENSAGENS EM REDES SOCIAIS - DECISÃO CONSTRITIVA FUNDAMENTADA NA GARANTIA DA ORDEM PÚBLICA E NA APLICAÇÃO DA LEI PENAL – PREDICADOS PESSOAIS QUE NÃO AUTORIZAM A LIBERDADENOTÍCIA DE AMEAÇAS À VÍTIMAREITERAÇÃO CRIMINOSA - MEDIDAS CAUTELARES ALTERNATIVAS IMPERTINENTESJURISPRUDÊNCIA DO STJORDEM DENEGADA. “[...]
1. Não há falar em constrangimento ilegal quando a custódia cautelar está devidamente justificada na garantia da ordem pública, em razão da gravidade concreta do delito em tese praticado [...], bem demonstradas pelas circunstâncias e motivos pelos quais ocorridos os fatos criminosos.
2. A evasão do distrito da culpa logo após a prática delitiva, comprovadamente demonstrada nos autos, visto que o mandado de prisão foi cumprido mais de um ano após decretada a segregação, é fundamentação apta a embasar a manutenção da custódia preventiva, ordenada para a conveniência da instrução criminal e para garantir a aplicação da lei penal. [...]”. (STJ, HC Nº 277935MG). Os predicados pessoais não autorizam, por si mesmos, a revogação da prisão cautelar, “notadamente se há nos autos elementos suficientes para garantir a segregação preventiva” (STJ, HC nº 289.373/MG). “[...] O enclausuramento antecipado mostra-se necessário, ainda, para a conveniência da instrução criminal, quando há notícias de ameaças à vítima.” (STJ, HC Nº 315.567/PA)
Disponível em: https://tj-mt.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/867479110/habeas-corpus-hc-1660804920158110000-mt

Informações relacionadas

Superior Tribunal de Justiça
Jurisprudênciahá 7 anos

Superior Tribunal de Justiça STJ - HABEAS CORPUS: HC 315567 PA 2015/0023348-0

Superior Tribunal de Justiça
Jurisprudênciahá 8 anos

Superior Tribunal de Justiça STJ - HABEAS CORPUS: HC 289373 MG 2014/0042621-2

Superior Tribunal de Justiça
Jurisprudênciahá 9 anos

Superior Tribunal de Justiça STJ - HABEAS CORPUS: HC 277935 MG 2013/0322476-0