Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Universitários conciliam teoria à prática jurídica

    há 12 anos

    Nesta quarta-feira (17 de agosto), 50 alunos do sétimo semestre da Unic campus Rondonópolis visitaram o Tribunal de Justiça de Mato Grosso para ampliar o conhecimento jurídico e associar a teoria recebida na sala de aula à prática dos julgamentos. Os estudantes viajaram 212 quilômetros para conhecer a sede do TJMT e ainda assistir aos julgamentos de uma câmara cível e outra criminal. Pela manhã, os alunos conheceram o trâmite que um processo percorre dentro do TJ, desde o protocolo, à distribuição até as Secretarias das Câmaras. Participaram ainda da sessão plenária da Segunda Câmara Cível, ainda pela manhã, e no período vespertino participaram da sessão da Segunda Câmara Criminal.

    Essa é uma experiência nova e de muita valia para os acadêmicos. Nós já havíamos estudado o assunto em sala de aula, mas somente na teoria o conhecimento fica incompleto. Hoje pela manhã nós presenciamos o julgamento de pelo menos 50 processos cíveis e os desembargadores, durante a sessão, paravam e explicavam que o julgamento era tão rápido porque eles haviam esmiuçado os autos anteriormente. Explicavam também porque estavam provendo ou desprovendo os recursos. Dessa forma fica mais fácil entender a teoria dos livros, pois o aprendizado se torna efetivo. Muito do que já estudamos, como embargos de declaração e recurso de apelação, nós presenciamos hoje, explica o aluno Emerson Guimarães Silva.

    Em complementação, a aluna Glicya Theodoro, que estagia há um ano na Promotoria de Rondonópolis, afirma que já conhecia a prática do Fórum, mas na Segunda Instância só sabia o que já tinha aprendido em sala de aula. Essa é a primeira vez que venho ao Tribunal de Justiça e aqui pude ver como funciona na prática uma câmara composta por desembargadores, como o presidente da câmara conduz os julgamentos e como os relatores dos recursos apresentam o caso. Também pude presenciar os trâmites percorridos pelos processos dentro do TJ, ressalta a estudante.

    De acordo com o professor de Teoria Geral do Direito, Ronaldo Bezerra, nesta quarta-feira foi possível oportunizar aos alunos uma experiência única de conhecer a Segunda Instância da Justiça Estadual. Hoje esses alunos vivenciaram o que já estudaram em sete semestres de faculdade, como o que é um habeas corpus, uma decisão colegiada, sustentação oral dos advogados, além de presenciar discussões jurídicas cíveis e criminais na mais alta Corte do Estado. A contribuição intelectual que essa visita trará ao conhecimento desses alunos é incalculável, ressalta.

    A vinda dos alunos ao TJMT integra o programa Por dentro do Judiciário,desenvolvido pela Assessoria de Relações Públicas e Cerimonial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso desde 2007, visando a aproximação e a integração entre a Instituição e a sociedade. Nesse sentido, o programa atende às faculdades de direito da Capital e também do interior do Estado.

    Leia abaixo mais sobre o assunto.

    Universitários conhecem estrutura do TJMT

    Fotos: Jocil Serra/Agência Phocus

    Coordenadoria de Comunicação do TJMT

    imprensa@tj.mt.gov.br

    (65) 3617-3393/3394

    17/10/2012 18:15

    • Publicações3158
    • Seguidores186
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações122
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/universitarios-conciliam-teoria-a-pratica-juridica/100130668

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)