Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Locais públicos de Cáceres são revitalizados

    há 11 anos

    A Praça Duque de Caxias, uma das principais da Comarca de Cáceres (225 km a Oeste), teve todo seu entorno recuperado pelos presos da Cadeia Pública do Município. Grama e árvores foram aparadas, o meio-fio e os bancos da praça também tiveram atenção especial com pintura temática sobre a Copa do Mundo. A tinta foi adquirida por meio de parceria com o empresariado local.

    O trabalho coordenado pela Justiça vai além da recuperação de locais públicos. Os presos reconhecem a oportunidade dada e a população começa a vê-los com outros olhos, destacou o juiz da Terceira Vara Criminal de Cáceres (Execuções Penais), Jorge Alexandre Ferreira.

    Ao todo 30 presos foram capacitados nos cursos profissionalizantes de Jardinagem e Urbanização e de Pintura em tecido, 15 da Cadeia Pública masculina e 15 da Cadeia Pública Feminina, respectivamente. As aulas são ministradas por meio da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Cáceres.

    Adenilson Martins dos Santos está preso há três anos e reconhece a oportunidade. Não só para mim, mas também aos outros que estão presos representa uma grande chance. Éramos vistos de forma diferente pela sociedade. Eu não tinha uma profissão e agora sou jardineiro. Pretendo me aprimorar e poder viver de meu trabalho assim que sair do sistema.

    O diretor das Unidades Prisionais de Cáceres (masculina e feminina), Alexandre Mendes Vieira, enfatizou que o preso tem a possibilidade de remissão de pena e de qualificação e a sociedade aprova a iniciativa, pois considera que o retorno deles ao convívio social se dará de forma melhorada. Na semana que vem a equipe de reeducandos iniciará os trabalhos de manutenção na região do Posto de Saúde da Família (PSF). Temos alguns pedidos da comunidade e pretendemos atendê-los, concluiu o diretor.

    O Conselho da Comunidade na Comarca de Cáceres, presidido pelo magistrado Jorge Alexandre, foi quem decidiu sobre a aplicação de recursos e também dos cursos de qualificação. O Conselho também possibilitou a instalação de câmeras de segurança na Cadeia Feminina, e a manutenção do equipamento na masculina. Presos e agentes carcerários também foram vacinados contra o vírus da gripe (H1N1).

    Ranniery Queiroz

    Assessoria de Comunicação CGJ-MT corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br

    (65) 3617-3571

    Leia mais sobre o assunto: Parcerias promovem melhorias ao Sistema em Cáceres

    • Publicações3158
    • Seguidores186
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações94
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/locais-publicos-de-caceres-sao-revitalizados/100574639

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)