Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juizado Especial e Procon firmam parceria

    há 11 anos

    Todos os acordos realizados entre os consumidores e fornecedores perante o Procon de Campo Novo do Parecis, já podem ser homologados judicialmente. A medida é resultado de uma parceria firmada entre o Juizado Especial da Comarca e a Prefeitura Municipal.

    O termo atende à política nacional das relações de consumo prevista na Lei 8.078 e a recomendação aprovada pelo XXI Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje), a qual orienta que os Juizados homologuem os acordos firmados nos Procons a fim de obter maior efetividade à atuação destes e agilizar os serviços jurisdicionais, bem como facilitar o acesso à justiça do consumidor.

    Antes do dia 14 de junho data em que o convênio foi firmado entre a Prefeitura e o Juizado Especial quando os acordos homologados pelo Procon não eram cumpridos, o consumidor precisava comparecer à Justiça para provar seu direito. Agora vai apenas exigir o cumprimento do que foi pactuado.

    Além de sacramentar os acordos firmados perante o Procon, valorizando o trabalho desenvolvido pela instituição, o convênio traz maior celeridade processual àqueles acordos descumpridos, que serão remetidos diretamente à fase de cumprimento de sentença, acrescidos de multa, juros e correção monetária, sem necessidade de provar novamente o direito ofendido, explica o juiz da Comarca de Campo Novo do Parecis, Alexandre Delicato Pampado.

    Da maneira como foi formulado o termo, o Procon ainda será responsável pela distribuição direta dos acordos perante o Sistema Projudi, que serão, assim, diretamente encaminhados ao juiz para a homologação, sem maiores trâmites burocráticos. Com isso, espera-se, ainda, um desafogamento das causas consumeristas do Juizado Especial, otimizando seus recursos para as demais causas nele existentes, destaca o magistrado.

    Janã Pinheiro

    Coordenadoria de Comunicação do TJMT

    imprensa@tjmt.jus.br

    (65) 3617-3393/3394

    Leia mais sobre o assunto: Parceria com Procon aumenta cumprimento de acordos

    • Publicações3158
    • Seguidores186
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações114
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizado-especial-e-procon-firmam-parceria/100582899

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)